
-
Arquitetos: Dieguez Fridman
- Área: 2200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Federico Cairoli

A história das ideias em arquitetura é, essencialmente, a história das casas. Nenhuma outra unidade de significado ou escala lida de forma tão direta com a vida — em suas dimensões físicas e psíquicas — e sua relação com a forma. A casa é sempre uma narrativa de aparências e dissimulações, de glamour e de perfídia. Todas as casas são, no fundo, “máquinas de desejar”, cenários ricos e ambíguos, onde se desenrola a domesticidade criminosa da sociedade burguesa. Sanford Kwinter.

Em um bairro residencial de Buenos Aires, o projeto deste edifício de apartamentos busca incorporar em suas habitações diferentes espaços, percursos, situações e detalhes próprios da arquitetura das casas unifamiliares.

O projeto se desenvolve em um terreno particular dentro da trama quase sempre regular de Buenos Aires: justo em frente ao terreno, a rua Delgado termina na rua Jorge Newbery. Isso abre a possibilidade para que os espaços da frente aproveitem essa perspectiva aberta e incorporem a paisagem da rua em seus interiores.

O projeto aproveita essa particularidade, gerando espaços intermediários entre interior e exterior - varandas, terraços semicobertos e terraços descobertos - a partir dos quais se pode desfrutar da vista. Esses espaços desenvolvem a ideia de vida ao ar livre e de contato com o verde, servem como expansão das funções interiores e também como um intermediário entre a intimidade do espaço doméstico e a vida urbana.


As unidades maiores foram concebidas como verdadeiras casas em altura. As circulações acontecem por meio de escadas abertas e pontes semicobertas, reforçando essa sensação doméstica: o percurso se dá pelo exterior, e só ao acessar cada unidade o morador entra em um espaço fechado.

A fachada voltada para a rua explora o tema dos filtros entre o público e o privado. Brises verticais de alumínio, com trechos móveis, garantem segurança, privacidade e controle de insolação. A rotação dessas peças ao longo do dia cria um jogo dinâmico de cheios e vazios, trazendo movimento e uma escala mais doméstica à fachada.

Ao longo do século XX, os projetos de habitação permitiram que muitos dos edifícios mais relevantes construídos na cidade trouxessem reflexões ou experimentassem diversos temas; alguns relacionados ao problema específico da habitação e os modos de habitar e outros referidos a temas gerais da arquitetura como sua relação com a natureza, com os sistemas construtivos ou com o clima e o sol. O projeto de Newbery busca transcender as limitações que as regulamentações e a necessidade de maximizar a rentabilidade econômica impõem hoje a esse tipo de empreendimento, para tentar dar um passo em direção a essa tradição de experimentação.



















